Cada vez mais os números de assaltos no Brasil está aumentando. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na capital do estado entre 2013 e 2014, o número de roubos e assaltos aumentou em 40%. Em condomínios, entre 2015 e 2016, o número aumentou de 25 para 68 ocorrências.
Esses dados comprovam a sensação de insegurança dos brasileiros, principalmente em centros urbanos e capitais, como é o caso de Curitiba. Por isso, trouxemos 3 dicas de segurança que podem ajudar a prevenir assaltos em casa. Confira:
1. Portão automático
O portão de casa é um dos elementos mais importantes para a sua segurança, mas para que ele funcione para a sua proteção, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, é necessário investir em um portão automático. Instalar esse tipo de portão irá reduzir o seu tempo de entrada em casa, pois você não precisará descer para abri-lo. Segundo, evite deixá-lo aberto para conversar com alguém do lado de fora, se precisar conversar com um vizinho, por exemplo, chame-o para entrar em casa para que os dois fiquem mais seguros. E por fim, tome sempre cuidado na hora de entrar e sair de casa. A maioria dos roubos ocorre entre 7h às 9h da manhã, e entre 18 h e 20h, pois esses são os momentos que a maioria das pessoas está indo e voltando do trabalho. Assim, se você chega nesses horários sempre dê uma olhada em volta, caso perceba algum carro ou pessoa suspeita, evite entrar em casa, vá para outro lugar e ligue para alguém confiável ou para a polícia.
2. Contrate pessoas confiáveis
É claro que nem sempre é possível saber se alguém é confiável ou não, mas na hora de contratar alguém para prestar um serviço dentro da sua casa, procure sempre pedir referências de empregos anteriores e certificados de profissão. Além disso, cheque os dados e endereço da pessoa que for contratar, e pelo menos no começo, esteja sempre em casa, ou garanta que alguém da família estará para acompanhar.
Em caso de profissionais como entregadores de gás e carteiro, confirme sempre a sua confiança com os vizinhos e as empresas contratantes. Também tome cuidado com guardas que se dizem experientes, mas não tem documentos e credenciais de cursos. E sempre converse com seus vizinhos para que um preste atenção na segurança da casa do outro, e assim garanta uma rua mais segura para todos.
3. Sistema de segurança
Investir em um sistema de segurança moderno é a melhor forma de se proteger em casa. Converse com seus vizinhos sobre a possibilidade de todos instalarem sistemas com empresa confiável e com valores competitivos. O básico é colocar câmeras e alarmes do lado de fora, mas a cerca elétrica também é muito utilizada. Não se esqueça de sempre testar os alarmes para ter certeza que todos estão funcionando, e caso seja preciso, contrate profissionais treinados para monitorar a região.
O Grupo Veper realiza serviços de vigilância patrimonial, segurança pessoal, serviços táticos, rondas motorizadas, além da instalação e monitoramento de alarmes. Todos os serviços são assistidos por uma central de operações com tecnologias avançadas, sistemas de comunicação de última geração e funcionamento ininterrupto de 24 horas, o que proporciona maior eficiência e segurança.
Confira a nossa página do Facebook e acompanhe o nosso blog para mais dicas e notícias sobre segurança.